Agricultores de Alfredo Wagner visitam produtor de mandioquinha-salsa em Angelina

Excursão mandioquinha salsa Angelina (23) (1)Com o objetivo de conhecer, observar e debater sobre a cultura da mandioquinha-salsa, técnicos e agricultores de Alfredo Wagner fizeram uma visita à propriedade do agricultor Nelson Manoel Hames, localizada na comunidade de Rio Fortuna, em Angelina. Este município é o maior produtor da hortaliça em Santa Catarina e também e difusor de informações e tecnologias para cultura: desde 2009 são realizados experimentos para melhorar o processo produtivo, focado nos princípios do Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).

A visita foi acompanhada pelo técnico da Epagri local Carlos Alberto Koerich, que há anos assiste a produção de mandioquinha-salsa na região. Durante a visita os agricultores de Alfredo Wagner, que estão interessados em diversificar as atividades produtivas nas suas propriedades familiares,Excursão mandioquinha salsa Angelina (31) (1) puderam conhecer diversas etapas do processo produtivo da cultura tais como: produção de mudas, preparo e fertilidade do solo, plantio, pragas e doenças, colheita, armazenamento e comercialização da cultura.

Além de conhecerem a parte técnica, os agricultores puderam notar a satisfação de Nelson em estar trabalhando com a atividade. “A cultura da mandioquinha-salsa é uma ótima alternativa para agricultura familiar. Além de não necessitar contratar mão de obra externa, tem um baixo custo de produção e desta forma é uma ótima fonte de renda. Nossa família planta mandioquinha salsa há 18 anos e meus filhos já conseguiram comprar suas terras somente trabalhando nessa atividade”.