Palestra em Guatambu vai tratar sobre Sistema de Plantio Direto de Hortaliças no dia 25

spdh divulgaçãoUm modo de produção capaz de melhorar a rentabilidade dos agricultores e preservar o meio ambiente será apresentado às famílias rurais de Guatambu e região no dia 25 de maio. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) é tema de uma palestra gratuita que a Epagri promove no Auditório da Secretaria de Assistência Social às 13h30.  As inscrições serão feitas no local do evento.

O SPDH preconiza o plantio das hortaliças sem revolvimento do solo, utilizando plantas de cobertura para formação de biomassa, além de outras práticas conservacionistas. Na palestra, Dirceu Junior Ferri, coordenador do projeto de olericultura da Epagri na região, vai tratar sobre temas como manejo do solo, adubação verde, nutrição, promoção do conforto das plantas e produção de plantas saudáveis para expressão de seu potencial com menor dependência de agrotóxicos. “É importante salientar que, se adotados os princípios do SPDH, ao longo do tempo, os cultivos mantêm ou aumentam a produtividade em relação ao sistema convencional”, destaca o extensionista.

O SPDH busca reduzir a dependência de insumos externos à propriedade, como adubos altamente solúveis e agrotóxicos. É um sistema que dá mais autonomia e rentabilidade ao homem do campo, além de valorizar a qualidade de vida do agricultor e do consumidor. “Ele ainda beneficia o meio ambiente, pois é um sistema altamente sequestrador de carbono”, acrescenta Dirceu.

O trabalho da Epagri com SPDH na região de Chapecó iniciou em 2016 com a cultura da melancia. Em Xanxerê e São Lourenço do Oeste, as ações iniciaram neste ano. O primeiro passo foi a capacitação dos extensionistas da Epagri e das prefeituras e, a partir disso, eles foram a campo compartilhar o conhecimento com os agricultores. “Como a tecnologia é nova na região, ainda temos poucos agricultores com o sistema implantado. Mas a expectativa é que cresça rapidamente nos próximos anos, pois o cultivo convencional das hortaliças tem demonstrado vários problemas que podem ser amenizados e solucionados com a adoção do SPDH”, explica Dirceu.

Para mais informações sobre a palestra, entre em contato com a Epagri de Guatambu pelo telefone (49) 3336 0054 ou pelo e-mail emguatambu@epagri.sc.gov.br.