Programe-se: Epagri de Mafra oferece seis cursos para produtores de leite

reuniao leite mafraA Epagri de Mafra está desenvolvendo um trabalho intenso com os produtores de leite do município. O objetivo é estimular a adoção de sistemas de produção à base de pasto, capazes de reduzir custos e elevar a produtividade e a renda dos pecuaristas. Nos meses de abril e maio, foram realizadas seis reuniões nas comunidades com mais de 70 produtores. Os próximos encontros já estão marcados e tratarão de escolha, implantação e uso intensivo de pastagens (veja a programação na tabela abaixo).

A produção de leite à base de pasto é a alternativa que melhor se encaixa no perfil das famílias rurais, que constituem mais de 75% das propriedades catarinenses. “Ela proporciona maior competitividade e flexibilidade ao produtor, que pode controlar seu custo de produção e reduzi-lo conforme o preço do leite e dos insumos, além de proporcionar redução na mão-de-obra pós instalação”, explica a engenheira-agrônoma Bernadete Grein, gerente regional da Epagri de Mafra. Esse sistema preconizado pela Epagri é um dos responsáveis pela grande transformação ocorrida nos últimos anos na pecuária leiteira do Estado, que resultou no status de 4º maior produtor de leite do País.

Para capacitar as famílias, a Epagri de Mafra forma grupos, reunindo membros de comunidades próximas. Para participar das próximas reuniões, os interessados devem buscar o local mais próximo de sua propriedade.

Data Horário Comunidades próximas a Local
23/05 13h45 São Lourenço Propriedade de Aristeu Witt (próxima ao parque aquático Padre Francisco)
24/05 13h45 Butiá dos Taborda/ Irara Propriedade de Caroline Sampaio
30/05 13h45 Rio da Areia/ Avencal de Cima Salão da igreja de 13 de Maio
31/05 13h45 Augusta Vitória/ Avencal do Saltinho/ Vila Schafachek Propriedade de Valmor Pscheidt
01/06 13h45 Campo do São Lourenço/ Rio Brancos I e II Propriedade de Antônio Seidel
06/06 13h45 Avencal do São Pedro Propriedade de Claudimar (Claudinho)

Mais informações pelo e-mail emmafra@epagri.sc.gov.br ou pelos telefones (47) 3647 0361, 3647 0363 e 3647 0360.