Adubação verde é tema de encontro no Morro da Fumaça

morro da fumaca adubacao verdeAgricultores de Morro da Fumaça se reuniram, no dia 28 de abril, para discutir a adubação verde em suas propriedades. As informações técnicas foram repassadas pelos extensionistas da Epagri do município, Saymon Zeferino e Wilmar Kleinschmidt. Além de um panorama sobre o mercado de grãos, os técnicos também repassaram informações sobre espécies de inverno e de verão, densidade de plantio e manejo. No encontro, o grupo também planejou uma área teste com o cultivo de sorgo, tanto para silagem quanto para adubação verde.

Segundo os extensionistas, nessa época boa parte das culturas comerciais foi ou está sendo colhida e a terra permanece por um período de descanso até o próximo cultivo. “Com a introdução de plantas de cobertura, esse descanso pode ser mais bem aproveitado para enriquecer o solo, seja através do incremento de matéria orgânica ou proteção do solo pela palhada”, diz Saymon.

Wilmar lembra que no município o trabalho com conservação de solo já é tradicional, pois além de sediar eventos sobre o tema, também desempenhou importante papel na divulgação sobre o Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).