Propriedade de São Martinho é referência na produção de leite

sao martinhoA propriedade da família do jovem Ademar Sehnem Junior, que é referência em bovinocultura de leite em São Martinho, foi palco de um dia de campo promovido pela Epagri no dia 28 de abril. No evento, os produtores de leite do município receberam conhecimento sobre o impacto das doenças reprodutivas no rebanho, a importância do manejo preventivo como forma de controle das doenças, as técnicas e a viabilidade econômica das pastagens anuais de inverno e o manejo específico da pastagem de aveia branca.

A família Sehnem, que é composta também pelo pai Ademar João Sehnem e a mãe Maria Goretti Heidemann Sehnem, é referência no estado por estar sempre implantando novas tecnologias de produção. Em 2013, o filho Ademar participou do curso de liderança, gestão e empreendedorismo, promovido pelo Programa SC Rural, e projetou a melhoria do sistema produtivo com planejamento para cinco anos. A partir do início de 2015 a família está sendo acompanhada mensalmente através de um modelo de gestão de propriedade técnico e econômico para melhorar ainda mais os índices produtivos, objetivando retorno econômico com visão ambiental sustentável.

Segundo o extensionista da Epagri de São Martinho, engenheiro-agrônomo Renan Honorato Fernandes, para alcançar as metas a família propôs as ações de melhoramento na produção de volumoso de qualidade e em quantidade (pastagens e alimentos complementares, silagem) e de melhorias na infraestrutura produtiva (sistema de ordenha, equipamentos para condução da pastagem, instalação de um sistema de irrigação e fertirrigação, melhoria no manejo, melhoria na genética através da inseminação artificial). “A visão da produção de leite nessa propriedade é de aumentar o plantel e o volume de produção com custos baixos, buscando a sustentabilidade na atividade através do estabelecimento de um plano forrageiro que garanta a oferta necessária de volumoso o ano inteiro”, diz o extensionista.

Até este ano a propriedade já alcançou ótimo índices técnicos através da melhoria do sistema produtivo e tem atraído muitos visitantes para conhecer a experiência de sucesso. Renan afirma que a família está conseguindo alcançar metas através de uma gestão de resultados, que reúne a administração da propriedade de forma sistêmica com a liderança. “A parte da administração trata das técnicas, que nesse caso seria a forma de elaboração do diagnóstico através dos índices gerados pelo acompanhamento técnico e econômico, tomada de decisões, definição dos objetivos e metas, e a elaboração do plano de ações para o alcance dos resultados propostos. A parte da liderança trata das atitudes, dos comportamentos, das intenções, da motivação, da criatividade e da comunicação. E, por isso, essa parceria entre Epagri, Governo de Santa Catarina/ e Programa SC Rural está trazendo grandes resultados ao produtor rural catarinense.”

O Programa SC Rural é uma iniciativa do Governo do Estado com financiamento do Banco Mundial. O SC Rural propõe novos desafios, apoiando planos e projetos com um enfoque amplo que pode envolver um município, um grupo deles e mesmo uma determinada região. Tem como objetivo geral aumentar a competitividade das organizações da agricultura familiar por meio do fortalecimento e estruturação das suas cadeias produtivas.

A Epagri, como uma das executoras do programa SC Rural, vem desenvolvendo várias ações desde o início do programa, no ano de 2010, no intuito de promover o desenvolvimento sustentável no meio rural catarinense, através da pesquisa e extensão rural. Na região de Tubarão, uma das ações realizadas foi o início do curso de liderança, gestão e empreendedorismo com jovens rurais no ano de 2012. Hoje já são mais de 140 formados pelo curso e, somente em São Martinho, são mais de 40 jovens. Esses agricultores receberam incentivos financeiros através do programa SC Rural para melhoria dos sistemas produtivos em suas propriedades e acompanhamento técnico e gerencial pela Epagri, com o intuito de promover a sucessão familiar e o rejuvenescimento da agricultura familiar.