Capacitação em Videira aborda produção de pasto no inverno

pastagem videiraA alimentação dos animais no inverno é uma das maiores preocupações de quem trabalha na pecuária. Por isso, a Epagri de Videira e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Agricultura realizaram um curso sobre manejo de pastagens e sobressemeadura com produtores rurais da região. O evento foi realizado no dia 28 de abril no Centro de Treinamento da Epagri de Videira (Cetrevi).

A capacitação abordou ações pontuais para os produtores garantirem a alimentação do rebanho durante o inverno. “Com a diminuição das pastagens de verão, orientamos que os produtores já introduzissem as pastagens de inverno, diminuindo os custos e garantindo a alimentação no período mais frio do ano”, destaca Cássio de Valois, engenheiro-agrônomo da Epagri.

Em campo, os participantes puderam comprovar os benefícios do manejo adequado das forragens. A produtora Gladir Pittol Deon, que trabalha com gado de leite na comunidade de São Roque, em Videira, aprovou a ideia. “Se optamos somente pela ração, o custo da produção fica muito alto, então participo dessas oficinas para buscar alternativas eficazes”, disse.

O extensionista Arlindo Rech, da Epagri de Videira, ficou satisfeito com os resultados do evento. “A disponibilidade de pasto durante o ano todo é de extrema importância para produzir leite e carne a baixo custo e os produtores já estão cientes disso. Nosso objetivo com esse encontro foi apresentar alternativas. Acredito que os resultados foram positivos”, disse.