Calmon investe na melhoria da cadeia produtiva do leite

calmon 2Agricultores do assentamento Jangada, no município de Calmon, Meio Oeste Catarinense, receberam no dia 4 de abril os itens do projeto estruturante “Bovinocultura de Leite – ADM Rio Jangada”. O valor aplicado é de R$184.914,00, metade pago pelo Programa SC Rural e metade pelos agricultores. O evento foi na propriedade agricultor Marcio Guzzi, onde também foi feita a apresentação técnica da semeadeira de pastagem adquirida pelo grupo através do SC Rural.

Segundo o extensionista rural da Epagri de Calmon, Maurício Prates dos Santos, o projeto tem objetivo de aumentar a produção de leite nas propriedades envolvidas. O grupo é composto por 11 produtores que estão recebendo melhorias no sistema de produção por meio da implantação de pastagens e da aquisição de 10 tanques resfriadores de leite por expansão, de três sistemas calmonde ordenhadeiras canalizadas, de um sistema de irrigação e de uma semeadeira de pastagem.

“Além disso, os resfriadores vão melhorar a qualidade do leite para atender as exigências da indústria e da vigilância sanitária”, reforça o extensionista. Ele explica que, através de um diagnóstico, foi desenvolvido um plano de desenvolvimento para cada propriedade. “Com o apoio do SC Rural, as famílias fizeram melhorias nas suas propriedades e desta forma conseguiram se manter na atividade, inclusive aumentando a renda”, explica Maurício.

Além de Maurício e dos agricultores beneficiados, participaram do evento o gerente regional da Epagri de Caçador Daniel Suski, o secretário da agricultura Marcos Aurélio Zaias, o vice-prefeito Antoninho Pinto da Silva e representantes da empresa Marchesann que apresentaram a semeadeira adquirida.