Jovens do Meio Oeste fazem curso de bovinocultura leiteira

curso jovens leite VideiraMais 50 jovens de municípios do Meio Oeste catarinense participaram do curso temático em bovinocultura de leite realizado por meio do programa Ação Jovem Rural. Os cursos foram ministrados para duas turmas no Centro de Treinamento da Epagri de Videira (Cetrevi) entre os dias 28 e 30 de maio e 4 e 6 de abril.

“O programa, viabilizado por meio do SC Rural, foi adaptado este ano para cursos temáticos, mais objetivos e aprofundados por tema. São três temas: fruticultura, olericultura e bovinocultura leiteira. Este último teve duas turmas devido à alta procura”, conta o gerente regional da Epagri de Videira, Jonatan Galio.

Na capacitação, os jovens participaram de atividades teóricas e práticas que buscam profissionalizar a atividade. O engenheiro-agrônomo da Epagri Cassio Marques de Valois explica que o objetivo é desenvolver a bovinocultura com baixo custo de produção e maior rentabilidade. “Na nossa região encontramos duas importantes frentes na bovinocultura leiteira: de novos produtores migrando para essa atividade e de produtores de longo tempo investindo em tecnologia para ampliar ainda mais a produtividade”, conta.

O curso, que será realizado em quatro módulos de três dias cada, abordará temas como criação de terneiras, melhoramento genético, acompanhamento técnico e econômico, controle de pragas e planejamento da propriedade. O próximo curso do programa Ação Jovem Rural será realizado em maio, sobre fruticultura. A expectativa da Epagri é atender cerca de 100 jovens da região com as quatro capacitações.