Semeadura direta de pastagens é tema de dia de campo em Rio Fortuna

semeadura direta de pastagemUma tarde de campo na propriedade do agricultor Rodrigo Heidemann, em Rio Fortuna, atraiu 64 participantes que conheceram novas tecnologias para implantação de pastagens de inverno. O evento foi realizado no dia 5 de abril pela Epagri em parceria com a prefeitura e as empresas Agrowerner e Vence Tudo. O objetivo da atividade foi incentivar a adoção da semeadura direta das forragens.

Os agricultores conheceram uma máquina de semeadura direta de pastagem em linha e viram o como o equipamento funciona em campo. O engenheiro-agrônomo João Paulo Reck, da Epagri de Rio Fortuna, demonstrou as vantagens dessa tecnologia. “A semeadura direta de pastagens agrega uma série de benefícios, como a redução da erosão e da degradação do solo”, destacou.

Tradicionalmente, os produtores da região semeiam as pastagens de inverno a lanço e depois passam uma grade no solo para que as sementes sejam incorporadas. Esse sistema torna o solo mais suscetível à erosão e à compactação. Com o plantio direto, a terra não é revolvida e fica mais protegida.

Finalizando o evento, os agricultores visitaram uma área com aveia branca e observaram na prática os benefícios da semeadura direta de pastagens.