Produtores de Papanduva fazem curso de administração rural

curso gestão papanduvaNo campo, a profissionalização também é importante – afinal, os agricultores são empresários do meio rural. Por isso, a Epagri e o Sindicato Rural de Papanduva organizaram um grupo no município para receber treinamento sobre gestão de propriedade e administração rural.

A capacitação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ao longo de três dias no mês de março. Os agricultores puderam fazer o levantamento de custos e receitas de suas propriedades e iniciar um planejamento estratégico para a próxima safra.

Os participantes trabalham, principalmente, com produção de leite, hortaliças e fumo. Para eles, o treinamento ajudou a visualizar novas opções para a propriedade, além de contribuir para organizar as metas para a próxima safra. Para o engenheiro-agrônomo Guilherme Ruthes de Mattos, instrutor do curso, o sucesso de todo negócio depende da gestão e cabe a cada agricultor dar continuidade ao planejamento e à avaliação de sua empresa rural.

Em todo o Estado, a Epagri busca fomentar a gestão eficiente das propriedades no campo para proporcionar ganho de competitividade e sustentabilidade do negócio agrícola em longo prazo. Para o engenheiro-agrônomo André Yvan da Costa, da Epagri de Papanduva, realizar um bom planejamento, avaliar as finanças e criar uma forte rede de parceiros ajuda os agricultores a se preparar para encontrar soluções viáveis e contornar os desafios.