Epagri lança livro sobre reguladores de crescimento para frutíferas de clima temperado

banner reguladores de crescimentoA Epagri lançou em Caçador, no dia 23 de fevereiro último, o livro Reguladores de crescimento para frutíferas de clima temperado, que fala sobre substâncias usadas em pomares para controlar, entre outras coisas, a frutificação, a floração, o crescimento e a maturação e conservação dos frutos. A obra traz informações produzidas em 30 anos de pesquisa pela Empresa no desenvolvimento e na adaptação do uso dessas substâncias nas condições climáticas no Sul do Brasil, em especial de Santa Catarina. O evento aconteceu na Estação Experimental de Caçador.

Este é o primeiro livro sobre o assunto no país. A obra foi escrita de forma mais objetiva possível para auxiliar os técnicos e fruticultores no uso dos produtos disponíveis no mercado. Os autores são pesquisadores da Epagri – José Luiz Petri, Gabriel Berenhauser Leite, André Amarildo Sezerino e Marcelo Couto – e da Embrapa – Fernando José Hawerroth.

Segundo Petri, o maior benefício do uso dos reguladores de crescimento é o aumento da produtividade. “Essas substâncias auxiliam também na melhoria da qualidade da fruta e na estabilidade da produção”, diz ele. Apesar de países da Europa e dos Estados Unidos usarem essas substâncias desde a década de 1950, o Brasil começou a utilizá-las há cerca de 15 anos. Isso aconteceu após o registro dos produtos pelo Ministério da Agricultura da Pesca, baseado no resultado das pesquisas. O pesquisador destaca que a evolução da fruticultura temperada, em especial da cultura da maçã, demonstra que os produtores catarinenses têm feito um bom trabalho, já que o Estado é o maior produtor nacional da fruta.

Além de fruticultores, a obra também é direcionada a técnicos que atuam na extensão rural e a acadêmicos de graduação e pós-graduação em Agronomia. O livro tem 141 páginas e está sendo vendido a R$20,00 pelo e-mail demc@epagri.sc.gov.br ou nas Estações Experimentais da Epagri em Caçador e São Joaquim.

  • Mais informações: José Luiz Petri, pesquisador e um dos autores do livro. Fone: (49) 3561-6810 / petri@epagri.sc.gov.br
    Estação Experimental de Caçador, Rua Abílio Franco, 1500 - Bairro Bom Sucesso
    Valor: R$ 20,00

Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista: (48) 9989-2992 / 3665-5147
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407