Epagri lança livro sobre projeto de impulso à pecuária de corte em SC

pecuária de corteA obra apresenta os resultados de quatro anos de um projeto que busca impulsionar a pecuária de corte no Estado, demonstrando a possibilidade consolidar a atividade como uma cadeia produtiva de valor no médio prazo.

O projeto iniciou em 2011 por iniciativa da Epagri, da Associação e Sindicato Rural de Lages e da Embrapa Pecuária Sul com apoio financeiro da Fapesc e do Governo do Estado. O livro apresenta os resultados alcançados com o projeto em 14 propriedades, como a redução de idade de entoure de novilhas de três para dois anos, o aumento de 25% no índice de natalidade, a comercialização de terneiros mais pesados e a oferta de carne de qualidade para o mercado.

livro cassianoO alcance desse projeto foi reconhecido em 2015 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com o certificado de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável. Também recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia da Fiesc/Editora Expressão na categoria agropecuária em 2013.

Vocação natural do Planalto Sul Catarinense, a pecuária de corte está presente em 87% dos estabelecimentos rurais da região. “Apesar de sua importância econômica, a atividade apresenta um perfil de baixo uso de tecnologias e gerenciamento dos recursos disponíveis, principalmente por não haver, até o momento, iniciativas de fortalecimento e desenvolvimento para o setor”, explica Cassiano Eduardo Pinto, pesquisador da Epagri e um dos organizadores do livro. Segundo ele, a evolução dessa cadeia produtiva pode reduzir o déficit de mais de R$1 bilhão gastos por Santa Catarina anualmente para importação de carne bovina de outros estados.

Pedidos:

  EDIÇÃO IMPRESSA
gmc@epagri.sc.gov.br
  EDIÇÃO DIGITAL PARA BAIXAR