Trabalho da Epagri é selecionado entre os dez melhores em evento de agrometeorologia

  • Categoria do post:Mídia

Um trabalho científico produzido por pesquisadores da Epagri que discute a contribuição da agrometeorologia para a construção da Indicação Geográfica dos vinhos de altitude de Santa Catarina foi selecionado entre os dez melhores do Congresso Brasileiro de Agrometeorologia deste ano. O material será publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, a Agrometeoros.

Os autores são os pesquisadores da Epagri/Ciram Cristina Pandolfo, Luiz Fernando Vianna, Wilian Ricce, Angelo Massignam e Elisângela Benedet da Silva. “A motivação de escrever esse trabalho com os colegas foi mostrar que a agrometeorologia é uma ciência multidisciplinar que, além das atuações bem consolidadas na área agronômica, também contribui para o desenvolvimento territorial regional e das cadeias produtivas, apoiando tecnicamente a implementação das Indicações Geográficas”, salienta Cristina.

Ela explica que o objetivo do trabalho foi apresentar os conhecimentos da agrometeorologia utilizados durante o processo de delimitação da IG Vinhos de Altitude de Santa Catarina e como se relaciona com a área de conhecimento dos colegas que também fazem parte dos estudos para IG.

“A participação da Epagri no evento foi importante para mostrar que Santa Catarina conta com equipes temáticas e desenvolve pesquisa e extensão na área da agrometeorologia com aplicações importantes no planejamento e na tomada de decisões nas propriedades agrícolas, na gestão, no desenvolvimento territorial e na valorização da terra e do agricultor”, diz a pesquisadora.

Entre os conhecimentos da agrometeorologia utilizados na implementação de uma IG estão a consistência de dados climáticos, as estimativas de variáveis meteorológicas, o cálculo de variáveis agrometeorológicas, a relação solo-água-planta, a agrometeorologia dos cultivos,  a ecofisiologia, entre outros.

CBAGRO – O Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAgro) é um evento da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia e ocorre a cada dois anos desde 1979, reunindo centenas de pesquisadores, professores, técnicos, estudantes e produtores rurais envolvidos com o tema agrometeorologia e suas áreas interdisciplinares, seja no âmbito da pesquisa, ensino, extensão e aplicações práticas. Em 2019, o XXI CBAgro foi realizado na cidade de Catalão (GO) durante o mês de agosto e contou com 273 trabalho apresentados em resumos, resumos expandidos e apresentações orais.

Saiba mais como está o processo para obtenção de Indicação Geográfica dos vinhos finos de altitude na reportagem de nossa equipe de TV.