Estudantes de Penha conhecem a produção de hortaliças em propriedade rural

  • Categoria do post:Mídia

A aula de um grupo de estudantes do 3º ano do ensino fundamental de Penha foi realizada ao ar livre no dia 26 de junho. E as lições que eles aprenderam foram um pouco diferentes das que têm em sala de aula. É que eles visitaram a propriedade rural do jovem agricultor Jorge Luiz Wernke.

Depois de ter aulas teóricas na escola, eles puderam ver, na prática, o processo de produção de diversas hortaliças, como alface, rúcula, cebolinha, salsinha, couve, repolho e feijão-vagem. Os alunos também viram como se produz composto orgânico e biofertilizante, produtos que o agricultor utiliza para enriquecer o solo e obter plantas mais vigorosas e sadias.

“A troca de experiências é de grande valia para os alunos que vivem quase exclusivamente em meio urbano, oportunizando conhecer o processo de produção de alimentos que chegam a suas mesas. Conhecer plantas como a pitaia, o morango e a jabuticaba, e aprender como é possível produzir uma nova muda, encantou os alunos”, destaca Eraldo Luís Monteiro, extensionista rural da Epagri.

Para a família que recebeu o grupo, o encontro também foi positivo. O extensionista Eraldo conta que, ao perceber o interesse dos alunos sobre a produção de alimentos, o agricultor tem a verdadeira dimensão da importância de seu trabalho. “Nessas ocasiões percebe-se o orgulho de um jovem agricultor e de sua família, que inicia uma atividade nova na propriedade rural vislumbrando a oportunidade de permanecer no campo com qualidade de vida e satisfação pessoal”, destaca.

O agricultor Jorge Luiz Wernke já trabalhou em algumas empresas da região, mas em 2017 viu a oportunidade de produzir alimentos na propriedade rural e procurou orientação da Epagri. Desde então, recebe assistência da Empresa na produção de aipim e hortaliças folhosas. Ele também é aluno do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo de Jovens Rurais oferecido pela Epagri em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Incentivado pela Epagri e com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Jorge foi o primeiro produtor rural de Penha a participar de um processo de compra institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para fornecer itens para a merenda das escolas. “Logo nas primeiras entregas que realizei, recebi das merendeiras das escolas vários elogios pela qualidade das minhas hortaliças, o que me deixou bastante feliz e certo de que estou fazendo o melhor”, conta o agricultor.