Evento em Vidal Ramos aborda mudanças climáticas e conservação do solo

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri levou temas importantes para discussão na 9ª Doce Festa, realizada em Vidal Ramos no dia 10 de maio. O Seminário da Agricultura Familiar foi parte da programação e atraiu 132 agricultores e técnicos para tratar sobre mudanças climáticas e conservação do solo e da água.

A pesquisadora Cristina Pandolfo, da Epagri/Ciram, apresentou uma palestra sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura catarinense. Ela falou sobre o uso de cenários meteorológicos para gerar cenários agrícolas em Santa Catarina. “Esses cenários permitem estimar os impactos dessas mudanças na agricultura. Também auxiliam na definição da mobilidade de áreas potenciais para a agricultura e na alteração de recomendação dos períodos de plantio e semeadura”, disse.

A pesquisadora ainda apresentou resultados de pesquisa para culturas anuais e perenes. “Esses estudos ajudam a propor estratégias de atuação por parte dos envolvidos nas diversas cadeias produtivas, estimulando o desenvolvimento de pesquisas em melhoramento genético, manejo agrícola e escolha de espécies promissoras e adaptadas aos novos panoramas climáticos”, explica.

Conservação do solo e da água, um tema demandado pelos agricultores do município, foi o assunto tratado pelo extensionista Lauro Krunvald, da Epagri de Atalanta. Lauro apontou práticas de manejo que ajudam a melhorar a qualidade do solo, como manutenção de cobertura, promoção da infiltração da água e aumento de matéria orgânica com o uso de plantas de adubação verde.

O cultivo de cebola, bastante representativo em Vidal Ramos, também foi assunto do seminário. O extensionista Daniel Schmitt, da Epagri de Ituporanga, destacou avanços obtidos na última década, especialmente o lançamento de cultivares como Poranga, Valessul e Robusta. Também falou sobre o aumento de produtividade proporcionado por pesquisas em controle da pragas e doenças e uso mais eficiente de adubos e corretivos.

Além de organizar o seminário, a Epagri participou da 9ª Doce Festa com um estande institucional.