Fecaplant é a grande vitrine de plantas ornamentais de Santa Catarina

Já está quase tudo pronto para a 6º edição da Feira Catarinense de Flores e Plantas Ornamentais (Fecaplant) que acontecerá de 24 a 26 de maio no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá, no Norte  Catarinense. A iniciativa é da Epagri, Prefeitura, Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Santa Catarina (Aproesc) e Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Corupá (Proplant).

Referência no Sul do Brasil, a Fecaplant terá a participação de expositores de diversas regiões do país, divulgando o que existe de mais recente e de melhor nas atividades da horticultura, da floricultura e da produção de plantas ornamentais.  Paralelamente à feira, no dia 23 de maio, será realizado o XVII Workshop Catarinense da Floricultura com a presença dos maiores pesquisadores e autoridades ligadas à floricultura nacional.

Santa Catarina se destaca na produção e exportação de plantas ornamentais. Nas mãos especialmente de pequenos produtores, os 1675 estabelecimentos na atividade têm a favor o clima e a topografia favoráveis ao cultivo de um grande número de espécies. Como indica o nome, as plantas ornamentais são aquelas cultivadas pela beleza com a finalidade de decorar ambientes. Elas são muito utilizadas na arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos.

O empresário Rene Afonso Mahnke é um dos pioneiros na atividade no município de Corupá. As plantas ornamentais produzidas pela empresa abastecem o mercado de nacional e também no exterior. “Estamos exportando agora para a Espanha, vencendo a burocracia exigida pela legislação, mas é um mercado que vale à pena apostar”, afirma o produtor.

Investir em tecnologias é fundamental para ficar no mercado e realizar bons negócios. Mecanização e técnicas de plantio, rega, iluminação, sistemas de condução das plantas garantem qualidade e uniformidade do produto. Detalhes que fazem a diferença no mercado globalizado.

Com pesquisa, assistência técnica, promoção de cursos e organização da cadeia produtiva, a Epagri contribuiu muito para o crescimento da atividade. As ações continuam na linha de frente do trabalho em muitos municípios. O extensionista rural George Livramento diz que a Epagri possui dois cursos específicos sobre plantas ornamentais em Joinville e que a empresa presta grande contribuição ao associativismo na cadeia produtiva. “Uma experiência bem sucedida nesta área é a organização da Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Corupá (Proplant), fruto do trabalho da Epagri”.

Veja a reportagem completa sobre plantas ornamentais no Canal da Epagri no YouTube